Frio de Outono

Buenas tardes!

  Já faz uns dias que aqui em Buenos Aires os dias estão na média dos 16ºC, 17ºC. Nem é inverno ainda (estamos no Outono) e a temperatura ontem chegou a 8ºC.



  Você deve estar pensando:

  "Nossa, que maravilha... Friozinho... Cobertor, filme, abraços, pipoca... Adoro frio."

  Porém, nem só de filme, abraços e cobertor vivemos durante o frio. Na verdade, quando se estuda Medicina (ou qualquer outro curso) a dedicação precisa ser total então a opção "Filme" é a última coisa que deve ser considerada.

  No texto de hoje eu venho dizer o que realmente fazemos aqui em casa quando o tempo está friozinho.




1) Não importa a hora, sempre dá vontade de beber algo quente, seja chá, chocolate quente, café ou mate.

Primeiro, porque é essencial beber coisas quentes no frio, mas também porque é muito gostoso aproveitar a xícara quentinha para aquecer as mãos.



2)  Evite atividades ao ar livre.

De jeito nenhum vá fazer uma corrida matinal. Quando está frio o ar fica mais "pesado", acreditem, tem dia que parece que o ar não cabe no pulmão. A respiração é pesada, a sensação é a de que você só respira metade do que respira no verão. Portanto, evite fazer exercícios ao ar livre pois pode ser muito perigoso, devido ao fato de que precisamos ter fôlego para realizar atividades.


3)  Mantenha sua cabeça, nariz, mãos e pés bem aquecidos.

As partes que sentem o frio antes do resto do corpo. As extremidades do nosso corpo são indicadores do quanto nosso corpo está lutando para manter nossa temperatura, portanto se você perceber que suas mãos estão geladas é um sinal de que você precisa se agasalhar mais. Use luvas, gorros, cachecol e meias que mantenham seu corpo com sua temperatura habitual (por volta dos 36ºC).




4)  Evite mudanças bruscas de temperatura.

Aqui em Buenos Aires muitos apartamentos possuem aquecedores. Caso seu apartamento possuir um, deixe-o em temperaturas por volta dos 22ºC. Por mais que sua vontade as vezes seja a de deixar o aquecedor em 30ºC, evite. É perigoso em virtude de choque térmico (já que a temperatura lá fora estará bem diferente da que está dentro da sua casa).


5)  Renove o ar dentro de casa.

Abra a janela, a porta, o que for para que sua casa tenha o ar renovado. Depois de alguns minutos pode fechar tudo de novo e voltar a deixar sua casa mais quentinha.



6)  Lave muito as mãos.

Acredito que em todas as estações do ano temos que lavar muito as mãos, principalmente depois de chegar da rua, pegar o metrô ou o coletivo, porém no inverno, ainda mais aqui em Buenos Aires já percebi que muitas pessoas desenvolvem pneumonia muito rápido. Portanto para sua segurança evite ficar gripado. Também, não pense que apenas passar álcool em gel resolve alguma coisa, é necessário lavar muito bem as mãos antes de passar o álcool em gel. Caso você esteja em um lugar onde você não irá conseguir lavar as mãos de imediato, certifique-se de não tocar muito em seu rosto e cabelo (face).



7)  Não saia de casa com o cabelo molhado!

Essa é MUITO importante (não que as outras não sejam, mas essa os brasileiros sempre caem quando chegam aqui). No Brasil é comum de manhã ou a noite lavarmos o cabelo antes de sair de casa, NÃO faça isso aqui. Quando você sai com o cabelo molhado no frio, uma das primeiras coisas que você vai sentir é dor de cabeça. Você praticamente congela, mesmo que esteja bem agasalhado, se sua cabeça está molhada o corpo todo vai sentir o frio.



8)  Beba muita água.

Assim como no verão, nosso corpo precisa ficar hidratado, não se esqueça disso.

9)  Não demore no banho.

As casas aqui tem um aquecedor de água (me perdoem por não saber o nome certo). Portanto você quem regula a temperatura que você quer da água. As torneiras tem a opção de quente e frio, chuveiro também. Por mais que você não tenha vontade de sair do banho nunca mais (porque a água é quentinha) evite ficar muito tempo no chuveiro. Assim como eu expliquei no tópico 4, é perigoso ficar muito tempo num ambiente quente e depois sair bruscamente para um ambiente frio.

10)  Se alimente bem.

Escolha comer comidas nutritivas e que deem energia, seu corpo precisa de calorias.




Espero que esses conselhos lhe sirvam de muita ajuda.






Pode me enviar sua dúvida no Facebook ou Instagram, responderei assim que puder.

Instagram: brunapiva_
Snapchat: bpiva3

O Facebook do blog é: Estação 97

Agradeço por visitar o blog.

iHasta luego!


Compartilhe:

0 comentários