UBA - Informações sobre a melhor universidade da América Latina

  Se você conhece alguém que sempre sonhou em cursar Medicina, por exemplo, mas nunca teve a oportunidade de ingressar na faculdade, mostre esse texto a ela.



  Antes de vir para a Argentina, eu estudei muito sobre a universidade. Eu queria saber como era pra estudar fora do Brasil, se era realmente possível, como funcionava, além de saber se tudo o que eu lia na internet era realmente verdade. Agora que já estou aqui quero compartilhar, com quem tiver interesse de saber sobre o assunto, tudo o que eu sei e tudo o que estou aprendendo.


  O curso de Medicina da Universidade de Buenos Aires dura sete anos. Diferente do Brasil, que dura seis. Isso, porque a UBA conta com uma fase de nivelamento do aluno. Essa fase de nivelamento corresponde ao primeiro ano da carreira de Medicina (por isso o curso dura sete anos, no primeiro ano o aluno passa por esse nivelamento). Nessa fase de nivelamento o aluno terá uma amostra do que é o curso de Medicina, e terá também a base acadêmica necessária para conseguir se desenvolver dentro da carreira médica.

  A UBA não tem vestibular. Você não precisa concorrer com ninguém por uma vaga. Basta apenas fazer a inscrição.
 
  Ela é gratuita. Ou seja, você cursa a carreira que você quiser sem vestibular e de graça.

  Mas não pense que seja fácil. Nenhum curso de graduação é.

 Muitas pessoas querem ser médicas, mas não querem ser Estudantes de Medicina. Muita gente vem para a Argentina achando que vai ser fácil, por não ter vestibular, e "cai do cavalo". Depois, voltam para o Brasil denegrindo a imagem da faculdade, dizendo que o curso e a instituição não eram aquilo que elas esperavam. O que acontece é que a maioria acha que vai encontrar aqui uma maneira mais "água com açúcar" de conseguir se formar médico. Porém, não é.

  A UBA foi eleita a melhor universidade da América Latina, e está entre as Melhores Universidades do Mundo, segundo o ranking QS. Pra você ter noção, ela está mais bem colocada que a USP (que é a melhor universidade do Brasil).

  Não foi à toa que ela foi considerada a melhor da América Latina, muito menos estar entre as melhores do mundo. Quem quer estudar aqui precisa ter ciência disso. Se você jogar no Google "UBA melhor universidade" você pode encontrar resultados como esses: 
que comprovam tudo o que eu disse.

  Por isso a faculdade fornece ao aluno o curso de nivelamento que eu já citei. Ela quer que ele esteja capacitado para encarar os seguintes anos, ela quer que ele desenvolva seu senso crítico e científico já no primeiro ano. E assim, quando esse aluno conseguir se formar, ela terá a certeza de que está colocando excelentes profissionais no mercado de trabalho. Além de excelência, a UBA busca formar profissionais compromissados, médicos que exerçam sua profissão com amor e competência.

  Médicos brasileiros formados pela UBA não veem dificuldade em passar no REVALIDA. O sistema de avaliação na Argentina é bem rigoroso, acompanha o método europeu de ensino. Desde os primeiros anos no curso de graduação o aluno passa por diversos tipos de avaliações. Por isso, se você consegue chegar na última fase do curso, e garantir seu diploma pela UBA, você realmente tem capacidade de passar pelo Revalida sem muita dor de cabeça.

  Tem também um projeto de lei que estabelece um acordo entre Brasil/Argentina de que futuramente médicos formados aqui poderão exercer a profissão no Brasil sem passar pelo REVALIDA. Porém esse acordo ainda não foi firmado.

  Mas tem também muita gente que vem pra cá estudar e não quer mais voltar para o Brasil. Muitas pessoas se formam e ficam por aqui, ou vão para outro país que também fala espanhol... Enfim, você receber um diploma pela UBA te abre um leque de possibilidades.

  E a Universidade investe em seus melhores alunos.

  Tanta qualidade na educação oferecida pela UBA já resultou à Argentina cinco prêmios Nobel, sendo quatro na área médica.

  Aqui o idioma falado é o Espanhol, então caso você não o saiba e pretende vir morar em Buenos Aires, o melhor a se fazer é procurar um curso intensivo, estudar e depois sair "hablando".

  Tem sido uma experiência incrível poder desfrutar da cultura argentina. Se você quer cursar seu sonho em uma universidade de qualidade e gratuita, o lugar é aqui.


    Tudo o que eu disse aqui você pode encontrar no site da universidade:


  Também existem mais informações no site da empresa que fez minha assessoria (falarei sobre ela numa próxima oportunidade, mas só para adiantar, foi ela quem fez minha matrícula na faculdade e cuidou dos trâmites internacionais Brasil/Argentina para mim):



  E se você tiver qualquer dúvida quantos aos tópicos que citei em vermelho aqui no texto pode me enviar.
Minhas redes sociais estão linkadas aqui no site.

Espero que eu tenha ajudado.
i Hasta luego !

Compartilhe:

0 comentários