O Que Esperar De Uma Geração Assim?!

Yo pessoas!


Hoje estou aqui por uma razão diferente. 
Estou aqui para desabafar toda a minha vergonha e decepção com a edução no Brasil.


O Que Esperar De Uma Geração Assim?!



   Meus pais são professores de escolas públicas. Quando eu era pequena e me perguntavam o que eu queria ser quando crescesse, eu dizia que seria professora. Bom essa ideia não perdurou. Logo eu percebi o quanto essa profissão é desvalorizada e desgastante. Meus pais trabalham 40 horas por semana, de segunda à sexta e ganham um salário que não compensa nem 4 dessas horas.

  O desrespeito e a má educação dos alunos de hoje em dia estão ficando cada vez mais fora de controle. Uma prova disso? A imagem acima. Eu tirei essas fotos (respostas de dois alunos diferentes) de uma das provas que minha mãe aplicou para uma turma do 7° ano do ensino fundamental. Pelas respostas, vê-se claramente o porquê disso. 

  Desde o ano passado, meus pais e demais professores da rede de educação do estado (Rondônia) foram notificados de que, de forma sucinta, "os alunos não poderão mais ficar retidos na série, mesmo que reprove em alguma disciplina.  Se ele não passar nas provas de recuperação/exame, ele deverá passar para a próxima série, mas terá que pagar a matéria que ficou em pendência".  Outra coisa que eu soube, por minha mãe, é que a matéria de Sociologia não seria mais ministrada para alunos do ensino fundamental. 
   
   Isso me fez pensar que, de forma bem clara, o governo não parece nenhum pouco preocupado com o ensino. Digo isso porque ao permitir que um aluno que não estuda, nem cumpre o seu papel na escola (isso quando eles sabem qual é) passe de série sem estar qualificado para isso, está incentivando-o a não estudar.  Sobre tirar a disciplina de Sociologia, também sou totalmente contra. Vivemos em um país onde há inúmeras leis (para tudo há uma lei!) mas que uma grande parcela da população brasileira revela não ter nenhum conhecimento da Constituição ou apenas tem um baixo conhecimento dela. Então, o que não entendo é, "para que tantas leis, se a quem se destinam nem se que as conhece?!". Acho que a disciplina de Sociologia tem como uma de suas finalidades, ensinar aos alunos sobre seus direitos e deveres como cidadãos. 

   Sendo assim, eu tenho sérios motivos para me preocupar cada vez mais com minha pátria. "O que esperar dessa geração que tem perdido cada vez mais seus valores e respeito? O que aguardar de alunos que vão à escola apenas por obrigação e não pelo que ela tem a lhes oferecer?". Eu também sou aluna, mas nunca, nesses 14 anos de estudante, eu respondi uma prova dessa forma. É um absurdo e absolutamente vergonhoso. É uma aflição ver que rumo esta tomando a educação no nosso país. 





Compartilhe:

0 comentários