◈ Maquete da Bag End ◈

"Numa toca no chão vivia um hobbit. Não uma toca desagradável, suja e úmida, cheia de restos de minhocas e com cheiro de lodo; tampouco uma toca seca, vazia e arenosa, sem nada em que sentar ou o que comer: era a toca de um hobbit, e isso quer dizer conforto."

Yo, Pessoas!!

Hoje vim falar sobre um trabalho da faculdade que fizemos recentemente.
Uma maquete da Bag End (da casa do Bilbo Bolseiro de O Hobbit e Senhores dos Anéis).
Primeiro vou lhes explicar o que nos foi proposto e depois uma breve descrição da montagem. 
E aqui vai:

◈ GRUPO 

Tayná Andrade do Nascimento,
Patrícia Cardoso Cruz e
Alcidineia Vizone dos Santos.

◈ PROPOSTA  


Todos os anos temos um trabalho denominado APS. Trata-se de um trabalho que une duas ou mais matérias, ou seja, um trabalho interdisciplinar.
Esse ano tivemos essa APS que envolvia as matérias de Maquete e Modelos, História da Arte e da Arquitetura, Sistemas Estruturais e Tecnologia da Construção. O tema era: Maquete de Uma Construção Vernacular. 
Bom, deixe-me lhes explicar o que é uma construção vernacular: O termo "vernacular" deriva do latim vernaculus, que significa doméstico, nativo, indígena. Surgiu a partir da palavra "verna" , que significa "escravo nativo" ou "escravo nascido em casa". A palavra deriva provavelmente de um antigo vocábulo etrusco.  Em arquitetura, refere-se a um tipo de arquitetura indígena própria de uma época ou local específicos (não importada ou transcrita de qualquer outro local). Em outras palavras,  arquitetura vernacular é todo o tipo de arquitetura em que se emprega materiais e recursos do próprio ambiente em que a edificação é construída. Desse modo, ela apresenta caráter local ou regional.

◈ ESCOLHA DA CONSTRUÇÃO VERNACULAR  


Com o tema dado, tivemos que fazer uma pesquisa sobre construções que eram vernaculares para podermos representá-la em maquete. Enquanto fazíamos a pesquisa me vei à mente o Condado dos filmes dos Senhores dos Anéis e O Hobbit então fui pesquisar sobre e descobri que o set onde foram feitas as narrações é real e está aberto à visitas. Como uma grande fã dessas grandes obras, é óbvio que fui tentar convencer as meninas de fazermos a maquete da Bag End (casa do Bilbo). 


◈ HOBITTON - SET DE GRAVAÇÕES DE O HOBBIT E SENHORES DOS ANÉIS 


INFORMAÇÕES GERAIS
Endereço: Matamata, na ilha norte da Nova Zelândia. Localizada no coração da região de Waikato, a cerca de 2 horas de carro ao sul de Auckland.
Arquitetura: Vernacular – uso de madeira, pedras e telhado de palha.
Cenário: o local é exatamente o mesmo das filmagens dos filmes The Hobbit, de Peter Jackson. Tudo foi conservado da mesma forma, levando a experiência do visitante a níveis extremos.Ao todo são 44 Tocas de Hobbits construídas em diferentes escalas para as trilogias. 

◈ MAQUETE 



A princípio tivemos um pequeno impasse, já que dona Pathy não gostou muito da ideia porque era algo muito difícil (e ela tem razão kkkk), mas a Neya (Alcidineia), louquinha como eu, topou na hora. Então, como não pretendia mudar de ideia sobre a escolha da construção,  a Pathy ficou de ajudar com as partes escritas e com o cash e eu e a neya faríamos a maquete (meio injusto, talvez, mas eu nem me importei, apenas queria fazer isso).
Procuramos algum vídeo ou algo sobre alguém que já tivesse feito essa maquete, mas achamos poucas coisas então tivemos que improvisar muito. 
Os materiais que utilizamos fora basicamente: madeira (para a base), papelão, isopor, cola branca com água, fita adesiva, arame, gesso acrílico, biscuit, musgo artificial, plantas artificiais e alguns brinquedos.
Aqui estão algumas fotos da montagem:








     






No dia da exibição, na III Semana de Arquitetura da minha faculdade, ficamos sabendo que as maquetes estrariam em uma competição. As maquetes ficaram expostas na entrada da faculdade para votação do público. Nossa maquete foi vista e elogiada por todos, alunos, professores e até mesmo pelo cenógrafo de grandes sucessos da Record (como os 10 Mandamentos), Helton Minosso.
Quando foram anunciar os vencedores, ficamos muitíssimo orgulhosas de termos ficado em 1° lugar. O prêmio foram chocolates da Cacau Show e ingressos para assistir ao Doutor Estranho, mas o que mais valeu a pena mesmo foi a satisfação de ter feito algo tão bem feito.



E foi isso ai galera. Espero que tenham gostado.
Desejo a todos uma ótima semana!
Beijinhos, Tayná
。◕‿◕。 

Compartilhe:

4 comentários

  1. Amoo essas construções, sou apaixonada por elas, acho incríveis.
    Parabéns pelo projeto e pelo premio. Foi merecido, com certeza! Estava lindo demais!

    Um beijoo <3

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rê!
      Também sou mulher! kkkkkk *v*
      Muito obrigada ♥
      Beijinhos, Tayná

      Excluir
  2. Respostas
    1. Poxa Ju... tamos tentando mas a crise ta feia nesse BR T^T kkkkkkk
      mas se quiser divulgar $‿$ heuehuehue

      Excluir