★ Uma Viagem no Tempo-Espaço ★

Yo pessoas!

Estou sempre postando sobre coisas que gosto, mas ainda não tinha tirado um tempinho para falar sobre uma paixão minhão: astronomia e suas teorias 
 Hoje eu resolvi compartilhar com vocês uma das minhas favoritas: O Buraco de Minhoca. Já ouviram falar? Se não, quero-lhes apresenta-lo.

Nota: Antes de mais nada, quero deixar um link aqui com uma trilha sonora bem bacana para vocês ouvirem enquanto leem esse post. Fica a critério de vocês, hehe.
♫♪ Música Tema 


O que é Buraco de Minhoca? 


Em física, um buraco de verme ou buraco de minhoca é uma característica topológica hipotética do continuo espaço-tempo, a qual é, em essência, um "atalho" através do espaço e do tempo. O termo buraco de verme, em inglês wormhole,  foi criado pelo físico teórico estadunidense John Archibald Wheeler em 1957 (apesar de que a ideia dos buracos de verme já havia sido proposta em 1921 pelo matemático alemão Hermann Weyl em conexão com sua análise da massa em termos da energia do campo eletromagnético).
Um buraco de verme possui ao menos duas "bocas" conectadas a uma única "garganta" ou "tubo". Se o buraco de verme é transponível, a matéria pode "viajar" de uma boca para outra passando através da garganta. Embora não exista evidência direta da existência de buracos de verme, um contínuo espaço-temporal contendo tais entidades costuma ser considerado válido pela relatividade geral.

Teoria do Buraco de Minhoca 


A teoria do buraco da minhoca foi desenvolvida pelos físicos Albert Einstein e Nathan Rosen que acreditavam na possibilidade de ser possível se realizar viagens no tempo por meio de buracos que atuam como portais que permitiram o transito entre o futuro e passado, ou ligar duas regiões distantes do espaço. De forma simplificada, a teoria defende a possibilidade da viagem no tempo, muito explorada em filmes de ficção cientifica.
Essa ideia é tem como base a teoria da relatividade, desenvolvida pelo próprio Einstein, que defende que toda massa curva o espaço-tempo. Trata-se da ligação entre dois pontos diferentes presentes no espaço-tempo, que é capaz de reduzir o tempo e a distância de viagem. Ainda de acordo com a teoria da relatividade, esses buracos de fato existem, mas até então nenhum foi descoberto.

★ Possível Viagem 

O cientista inglês Lucas Butcher,  admite que, embora não esteja claro a partir de seus cálculos que o pulso de luz seja capaz de completar sua jornada de um extremo para o outro do buraco, há uma possibilidade tentadora do envio de sinais mais rápidos do que a velocidade da luz ou até mesmo voltar no tempo.
"Estes resultados sugerem que timidamente um buraco de minhoca ‘atravessável’ macroscópico poderia ser sustentado por sua própria energia Casimir, fornecendo um mecanismo para a comunicação mais rápida do que a luz e curvas causais fechadas", disse o cientista.
No momento, este trabalho é altamente teórico, mas poderia renovar o interesse no estudo dos buracos negros e as suas capacidades potenciais da ponte espaço-tempo, conforme apontou Matt Visser, da Victoria University of Wellington, na revista New Scientist.
Mas, de forma geral,  ainda é cedo para poder dizer se é realmente possível ou não essa 
viagem.
★ Dicas de Filmes Relacionados: 
Baseados nessa teoria, há dois filmes que eu gostaria de indicar para vocês (por sinal, filmes que eu amo!).
1° - Interestelar


Informações Gerais:

Duração: 169 minutos
Gênero: Ficção Cientifica
Direção: Christopher Nolan
Produção:Emma Thomas, Christopher Nolan e Lynda Obst
Roteiro: Jonathan Nolan e Christopher Nolan 
Elenco: Matthew McConaughey, Anne HathawayJessica ChastainBill Irwin, Mackenzie FoyMatt DamonJohn Lithgow e Michael Caine
Lançamento: 05 de novembro de 2014
Orçamento: US$ 165 milhões

Sinopse:

Após ver a Terra consumindo boa parte de suas reservas naturais, um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie. Cooper (Matthew McConaughey) é chamado para liderar o grupo e aceita a missão sabendo que pode nunca mais ver os filhos. Ao lado de Brand (Anne Hathaway), Jenkins (Marlon Sanders) e Doyle (Wes Bentley), ele seguirá em busca de uma nova casa. Com o passar dos anos, sua filha Murph (Mackenzie Foy e Jessica Chastain) investirá numa própria jornada para também tentar salvar a população do planeta.

Trailer:


Onde Assistir Online e Dublado:


2° -  Círculo de Fogo


Informações Gerais:

Duração: 132 minutos
Gênero: Ficção Cientifica. Ação e Aventura
Direção: Guillermo del Toro
Produção: Thomas Tull, Jon Jashni, Guillermo del Toro e Mary Parent
Roteiro: Travis Beacham e Guillermo del Toro
Elenco: Charlie Hunnam, Idris Elba, Rinko Kikuchi, Charlie Day, Robert Kazinsky, Max Martini e Ron Perlman
Lançamento: 12 de julho de 2013
Orçamento: US$ 190 milhões

Sinopse:


Quando várias criaturas monstruosas, conhecidas como Kaiju, começam a emergir do mar, tem início uma batalha entre estes seres e os humanos. Para combatê-los, a humanidade desenvolve uma série de robôs gigantescos, os Jaegers, cada um controlado por duas pessoas através de uma conexão neural. Entretanto, mesmo os Jaegers se mostram insuficientes para derrotar os Kaiju. Diante deste cenário, a última esperança é um velho robô, obsoleto, que passa a ser comandado por um antigo piloto (Charlie Hunnam) e uma treinadora (Rinko Kikuchi).

Trailer:


Onde Assistir Online e Dublado:

2° Opção

★ Bônus: 


Se vocês também são apaixonados pelo espaço e gostaram desse post, que tal você também poder navegar pelo espaço?! Há alguns anos eu descobri uma extensão bem bacana do Google que funcionar como um Google Maps, mas, ao invés de você encontrar localizações e navegar pelo Planeta Terra, você pode fazer isso pelo espaço! É bem divertido. Vou deixar o link aqui e vocês mesmos faça seu tour pelo aplicativo e se divirtam.

★ Google Sky 

Espero que tenham gostado.
Beijinhos, Tayná



Principais Fontes: 
http://www.colegioweb.com.br/fisica/o-que-e-buraco-de-minhoca.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Buraco_de_minhoca


Compartilhe:

10 comentários

  1. Nao conhecia o buraco, mas depois vou assistir os filmes indicados =)

    ✯ Instagram ✯♮​✯ Blog Eu Sendo Assim ✯✯ Fan Page ✯

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      *--* os filmes são bem longos mas muito bons.
      Beijinhos, Tayná :3

      Excluir
  2. Oi! Que post interessante! Realmente eu não sabia de quase nada haha Albert continua sendo meu Heroi rsrs'
    A primeira parte do post está repetida * se não for só no meu computador..
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Melissa

      *--* Obrigada. Albert é foda ❤
      No meu computador não está repetindo, pode ser um bug, talvez. O primeiro tópico é explicando o nome e tal, o segundo já é a teoria...
      Beijinhos, Tayná ❤

      Excluir
  3. Uau que post demais, amei.
    Beijinhos. ❤
    www.amordeluaazul.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leticia

      *--* nha... muito obrigada! Fico muito feliz que tenha gostado ❤
      Beijinhos, Tayná

      Excluir
  4. Que bacana, não sabia nada a respeito! Adorei conhecer um pouquinho mais e confesso que fiquei intrigada!

    Beijão, mariasabetudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sté,

      Eu fico feliz de te lhe apresentado entao haha. O Universo é tão ienso e cheio de coisas incríveis e essas teorias são muito intrigantes mesmo. Amo isso kkkk

      Obrigada :3
      Beijinhos, Tayná

      Excluir
  5. OPA! não conhecia esse google sky e já abri uma aba aqui pra dar uma viajada! AHAHAH Não sabia dessas teorias todas. Não sou fascinada por espaço, mas fico curiosa com essas coisas que provocam a mente a pensar em outras possibilidades e coisas bizarras HAHAH

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hellz,

      O Google Sky é muito "dahora". Depois q você aprender a mexer nele certinho, você descobre muita coisa legal. Eu mesma amo procurar buracos negros hahaha
      Fico feliz que tenha curtido o post ❤
      Obrigada!

      Beijinhos, Tayná

      Excluir