Carta para um Pai - (Desabafo)*





Pai,

        Não sou mais tão criança, nem sou tão velha assim, mas do pouco que vivi aprendi muitas coisas. Mesmo sendo jovem, já passei por tantos momentos. Momentos felizes, mas também tantos outros difíceis...
       Suas atitudes o separaram da minha mãe e, mesmo não sendo o que ela queria, o afastou de mim também. Houve um tempo em que brincávamos juntos e lembro-me claramente de quando você vinha me  levar para passear e tomar sorvete, ou quando cantava (mesmo que sem talento algum) hinos que me faziam dormir calmamente. O tempo foi passando e logo você já tinha outra pessoa no lugar de minha mãe. A principio não gostava dela, pois achava que ela também tomaria meu lugar, tinha ciúmes. Veja, eu ainda era criança, e como filha de pais separados (desde que eu era muito pequena) ainda tinha esperanças de ver você e minha mãe juntos novamente, e assim seríamos uma família muito feliz. Mas a vida me ensinou que o que não é pra ser, nunca será. Se começa, um dia acaba. Hoje, refletindo sobre aquela época, vejo que não foi a "outra" que tomou o meu lugar, e sim o senhor, que acabou se esquecendo qual era o seu. Machucou-me muito quando, com o passar do tempo, suas visitas eram cada vez mais raras e sua preocupação e carinho comigo não passava de meras lembranças. 
       Você talvez não saiba, ou nunca saberá, mas a dor de crescer sem um pai é terrível, principalmente para uma criança, que mesmo depois de crescida, ainda sente um vazio em sua vida. 
       Eu cresci e você nem parece ter notado. Desde muito tempo, nem me ligar no dia do meu aniversário você ligava mais e isso me entristecia cada vez mais. Minha sorte, é que Deus colocou uma mãe incrível na minha vida. Apesar de todas as dificuldades e estando sozinha, ela sempre foi forte e me ensinou a ser forte também. Ela sim esteve sempre ao meu lado, desde o seu ventre até hoje. 
       Quando meus irmãos nasceram (filhos seus), passei a amá-los desde então, e a raiva e ciúmes que sentia se foram. Deixei tudo para trás e acreditei que você pudesse aprender com eles o verdadeiro significado de ser um pai. Mas não funcionou. Às vezes, ouvia falar ou mesmo via você e sua nova família juntos e eu continuava esquecida. Foi difícil aceitar, mas já era bem crescidinha para ter pensamentos assim, então, decidi que eu é quem deveria tomar as iniciativas.  Como você não vinha mais me ver, eu ia até você. Passei boa parte da minha vida tentando chamar sua atenção e lembrá-lo de que eu também era sua filha. Você nunca notou. 
       Às vezes, ouvia as pessoas falarem mal de você, e mesmo que muitas dessas coisas fossem até verdades, eu sempre o defendi ou saí de perto para não continuar escutando.
       Tantas vezes eu chorei, sentindo sua falta.
       Hoje, depois de tantos anos, minhas visitas à sua casa se tornaram cada vez mais raras, talvez por minha culpa, por eu ter me cansado de sempre "correr em volta da própria cauda", como diz um ditado, ou por ver que para você isso nunca fez falta. Mas também foi pelo fato de você quase sempre me desprezar, ou como muitas das vezes, por causa das suas bebedeiras, você me ofender com suas palavras rudes e egoístas. 
Fico triste pois hoje, eu finalmente posso entender que você nunca ouviu minhas súplicas para que o senhor mudasse; por saber que você nunca voltará a ser o pai gentil e atencioso que eu tive, há tantos anos atrás.  
       Sei que talvez você nunca leia isso, mas gostaria que,se algum outro pai estiver lendo, soubesse que a figura de um PAI é muito importante para o seu filho. É normal muitos casais se divorciarem, mas não é nada normal um pai ou uma mãe esquecer qual é o seu papel na vida do filho. Hoje, está cada vez mais raro encontrar o amor, e é de extrema importância que as crianças, nós filhos, possamos encontrá-lo pelo menos em nossos pais. Vocês devem ser sempre o nosso porto seguro. A vida não é fácil para um casal, imaginem para uma pessoa sozinha, uma criança esquecida. Como diz um trecho de uma música que gosto muito: 

"Eu nunca fiz questão de estar aqui
Muito menos participar
E ainda acho que o meu cotidiano
Vai me largar

Um dia eu vou morrer
Um dia eu chego lá
E eu sei que o piloto automático
Vai me levar

Eu devia sorrir mais
Abraçar meus pais
Viajar o mundo
e socializar
Nunca reclamar
Só agradecer
Tudo o que vier eu fiz por merecer


[...]

Eu nunca fiz questão de existir
Não queria incomodar
Um dia eu acho um jeito de aparecer
E você notar
Você notar, você notar"

(Piloto Automático - SuperCombo)


Compartilhe:

11 comentários

  1. Nossa, que texto forte. Gostei bastante e lamento muito pelo o ocorrido.

    Um beijo flor.
    www.anneabreu.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, AnnCarol

      Obrigada. Mas a vida é assim. Temos que ser fortes e nos ajudar. Sei que não sou a única que passa ou passou por algo assim. A diferença é que chega uma hora em que cansamos e temos que seguir em frente, mesmo com a ferida aberta. Um dia sara, e se não sarar, temos Deus ao nosso lado sempre.

      Um beijão flor :3

      Excluir
    2. Lhe entendo perfeitamente
      Meus pais se separaram pelo mesmo motivo e desapareceu
      Minha mãe sera uma eterna guerreira

      A única diferença e que com as coisas que meu pai fez perdi meus irmãos também
      Pois eles tiverem que ir pra outro lugar pra trabalhar

      Alguns meses depois em uma ligação meu pai pediu pra que eu não ligasse mais e nem o pro procurasse mais pois a nova esposa dele achada que eu estava falando da minha mãe pra ele
      Sendo que depois de aguentar 17 anos de traição e de ser espancada por ele a ultima coisa que minha mãe queria ele vêlo novamente
      Expliquei isso a ele e mesmo assim ele me disse tchau filha preciso ir agora

      E hoje depois de anos quase 12 ele voltou e sim como Deus me ensinou tenho que perdoar

      Mais só eu sei a escuridão que levo em minha alma
      Só quem passa por isso entende a dor
      Sabe quantas vezes aquela presença masculina lhe fez falta em dizer eu estou aqui e nada de mal ira lhe acontecer
      Ver outros pai com suas filhas e em certo momento se perguntar o que eu fiz de errado para ele deixar de amar para ele me abondar


      E minha mãe com olhar cansado auto-estima baixa e uma grande tristeza na voz
      Colocava um sorriso no rosto e dizia você não fez nada ele só precisava ir

      Quero que Deus ilumine sua vida assim como ele faz comigo para que possamos ser mães sabias como as nossas foram.

      Sou mamãe de 2 príncipes e com meu esposo vejo o que um pai de verdade
      O sorriso no rosto de meus filhos faz cada dia mais entender que realmente meu pai precisava ir pois ele não era sábio para ser pai e nem era digno de ser chamado assim

      Excluir
  2. Oi Tayná!
    Lindo e triste desabafo.
    Em minha vida, as coisas são trocadas. Os erros e o abandono vem da minha mãe, uma mulher que, ao contrário do que o mundo espera, é e foi tão ausente em minha vida que hoje, sinceramente, nem sei se ela tem um espaço nela. É difícil amar alguém que nunca se fez presente, amar o desconhecido.
    E, graças a um pai maravilhoso que Deus me deu, hoje sou o que sou, e tenho orgulho de tudo isso. O tempo nos muda... e, acredite, ele torna as coisas cada vez mais fáceis - infelizmente.

    Bem, vim para contar a vocês que o PPP premiou o Estação 97 com o Prêmio Dardos!
    Para saberem do que se trata, deem um pulinho lá pra saber!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fabi

      Tenho uma amiga que foi assim com ela tbm, mas foi pior até (foi com o pai e a mãe... hoje ela vive com a tia que a trata como uma filha). O que me entristece mais é que sei que não sou a única com problemas assim. O mundo parece estar perdendo o amor e a bondade a cada minuto. Não é fácil e dói, ainda mais ter que aprender isso com experiências assim. Nós, que passamos por isso, temos que ser fortes e tentar fazer algo para mudar isso.
      Uma coisa que sempre digo a mim mesma é que Deus sempre dá um fardo conforme o que podemos suportar. Você tem um pai e eu minha mãe com quem ainda podemos contar e temos que agradecer por isso.

      Obrigada por avisa, mas já estávamos sabendo. Eu não entendo muito disso, mas fiquei muito feliz por saber heuheue
      Obrigada pelo carinho, fofa (no bom sentido! kkkk)

      Beijinhos, Tayná :3

      Excluir
  3. Oi, Tayná. Muito triste seu desabafo! Meu namorado não foi registrado e nunca chegou a conhecer o """"pai"""" e carrega marcas disso até hoje, apesar de ter uma mãe que sempre fez tudo por ele.
    Não posso dizer que sei o que é isso, mas consigo imaginar e lamento muito por esse sentimento ruim. Infelizmente não tem como voltar no tempo pra ele fazer as coisas da forma certa, mas espero que um dia você consiga preencher o vazio que ele deixou.

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras|Vem participar da resenha premiada e top comentarista de abril ♥

    ResponderExcluir
  4. Olá, Kemmy.
    Pois é florzinha, é realmente triste. Sinto muito pelo seu namorado também, mas sabe de uma coisa, pelo menos ele nunca o conheceu e nem chegou a ter a oportunidade de desenvolver algum sentimento pelo "pai" (o q, acredite, é uma coisa boa kkk). O pior é q houve um tempo em que ele era muito bom comigo, mas mudou do nada, simplesmente foi me excluindo da vida dele. Apesar de tantas coisas que ele já me disse e tantas outras q passei por causa dele, eu ainda continuo amando ele, e me ferrando por causa disso tbm :p kkkk
    Mas faz parte da vida. Deus nos dá a cruz q suportamos carregar e sei q é Nele que encontrarei forças pra seguir em frente.
    Muito obrigada pelo seu carinho.

    Boa noite, Tayná ♥

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo desabafo, o dom de transferir os sentimentos para um texto é incrível e muito reconfortante.
    Que Deus conforte teu coração.
    Beijos
    Sentimentos Apurados ☮

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz.

      Obrigada ♥ e vc tem razão, escrever nos ajuda a expressarmos de forma mais clara e nos reconforta de uma forma única ^^

      Obrigada por ter lido.
      Que Deus te abençoe :)

      Beijinhos, Tayná

      Excluir
  6. Lhe entendo perfeitamente
    Meus pais se separaram pelo mesmo motivo e desapareceu
    Minha mãe sera uma eterna guerreira

    A única diferença e que com as coisas que meu pai fez perdi meus irmãos também
    Pois eles tiverem que ir pra outro lugar pra trabalhar

    Alguns meses depois em uma ligação meu pai pediu pra que eu não ligasse mais e nem o pro procurasse mais pois a nova esposa dele achada que eu estava falando da minha mãe pra ele
    Sendo que depois de aguentar 17 anos de traição e de ser espancada por ele a ultima coisa que minha mãe queria ele vêlo novamente
    Expliquei isso a ele e mesmo assim ele me disse tchau filha preciso ir agora

    E hoje depois de anos quase 12 ele voltou e sim como Deus me ensinou tenho que perdoar

    Mais só eu sei a escuridão que levo em minha alma
    Só quem passa por isso entende a dor
    Sabe quantas vezes aquela presença masculina lhe fez falta em dizer eu estou aqui e nada de mal ira lhe acontecer
    Ver outros pai com suas filhas e em certo momento se perguntar o que eu fiz de errado para ele deixar de amar para ele me abondar


    E minha mãe com olhar cansado auto-estima baixa e uma grande tristeza na voz
    Colocava um sorriso no rosto e dizia você não fez nada ele só precisava ir

    Quero que Deus ilumine sua vida assim como ele faz comigo para que possamos ser mães sabias como as nossas foram.

    Sou mamãe de 2 príncipes e com meu esposo vejo o que e um pai de verdade
    O sorriso no rosto de meus filhos a dedicação dele com os filhos
    Os filhos estão em primeiro lugar ele da banho troca fraldas faz dormir vira um super herói da siciplina leva e busca na escola faz comida cozinha a refeição preferida deles e mais um milhões de coisas que ele faz pelos nossos pequenos faz com que cada dia mais eu entenda o que realmente e ser pai
    E entendi que meu pai precisava ir pois ele não era sábio para ser pai e nem era digno de ser chamado assim
    Por isso acredito que Deus o afastou de nós
    A vida mesmo se encarregou de mostrar para ele as consequências de tudo que ele fez.


    Coloque um sorriso no rosto sempre e saiba que nosso pai celestial nunca nós abandona e isso já basta para que um dia nossa alma descanse em paz e tudo isso ficara nesse vida terrestre

    Que Deus te abençoe e te ilumine sempre

    ResponderExcluir
  7. Olá, Joceli
    Sim mulher, só quem passa por isso sabe do vazio que fica gravado em nossos corações. Sua história foi tão triste quanto a minha e sinto muito por você e sua mãe terem passado por tudo que passaram. O mundo é muito injusto às vezes e nos faz sofrer dores que achamos que não podemos suportar. No entanto, fico feliz que tenha perdoado ele e mais feliz ainda por saber que Deus lhe abençoou com seus "pequenos príncipes" e seu incrível marido. Desejo e você e sua família tudo de bom daqui em diante e que seu passado jamais volte para assombrar seu presente e futuro. Coloque Deus em primeiro lugar, que o vazio que seu pai deixou logo sera preenchido com muitas coisas boas. Ele é justo e sabe por tudo que passamos.

    Fique com Deus e muito obrigada por compartilhar sua história comigo também ♥
    Beijinhos, Tayná

    ResponderExcluir