3 Filmes baseados em fatos reais que assisti e recomendo ♥

Olá pessoas o/


Sabe quando você está assistindo um filme  e descobre que a historia é baseada em fatos reais e tudo parece mudar ?
No post de hoje falarei  sobre 3 filmes que são baseados em fatos reais  por mais improváveis que possam parecer tudo aquilo aconteceu.
Busquei filmes diferentes  para sair um pouco dos clássicos , "sempre ao teu lado" , "Marley e eu" , "Titanic" entre outros . Espero que gostem ♥


O jogo da imitação ♥


"Eu acho que as vezes são as pessoas que menos imaginamos que fazem as coisas que ninguém imaginaria "

Esse filme me ganhou logo nos primeiro minutos pelo simples fatos de ter o ator Benedict Cumberbatch , Sherlock ♥

A historia se passa no período da segunda guerra mundial . Tudo começa com a policia investigando um caso na casa de um matemático chamado Alan Turing . Após o excêntrico dono da casa mandar os policiais embora ele passa a ser investigado pela policia por conta de sua estranheza e falta de registros de guerra. Era por volta de 1951 e o país estava em guerra , qualquer ato estranho era declarado suspeita de espionagem , e não foi diferente com Turing.
Enquanto as investigações aconteciam Alan consegue entrar para um seleto grupo da inteligencia britânica que visava a quebra dos códigos de uma maquina utilizada como estrategia de guerra pelos Alemães no período do Nazismo, chamada enigma .
Essa maquina era considerada impossível de ser resolvida porque tinha milhões de possibilidades diferentes de funcionamento , sua utilidade era simples :ela era usada pelos Alemães para tornar as mensagens impossíveis de serem decodificadas . 
Diferentemente dos outros que tentam um método de usar a enigma para quebrar os códigos ,Alan decide criar uma maquina que faça esse trabalho , maquina essa que ele chama carinhosamente de Christopher.
Claro que por conta de sua excentricidade Turing foi rejeitado de inicio . Apos alguns problemas ele passou a liderar esse grupo  e juntos venceram as diferenças e começaram a se entenderem .

Alguns flashes de memorias vão acontecendo no filme que remetem a infância de Turing , quando ele se apaixona por seu melhor amigo Christopher.
No período em que tudo isso ocorreu ser Gay era considerado um crime , então Alan mantem tudo isso em segredo . 
Esse filme me prendeu de uma forma que eu nao vi as horas passarem . A atuação de Benedict ,como sempre , foi nota 1000 . 
Conhecer a historia de Alan Turnig mexeu MUITO com meu psicológico . Conseguem imaginar o quanto de vidas que esse homem salvou na guerra ?


Ao invés de ser tratado como herói que era , ele simplesmente foi julgado por sua orientação  sexual . Foi submetido a um procedimento horrível  e só recebeu o perdão real em 2013 . 
Somente apos 50 anos de sua morte que tudo que ele fez veio a tona .
O filme possuiu algumas cenas que não aconteceram  de fato .Algumas pessoas dizem que Turing não era rejeitado , muito ao contrario , ele era muito carismático e simpático .
Porem , tudo que ocorreu com ele após descobrirem sua sexualidade foi verídico .
Existem 4teorias sobre a morte dramática de Alan Turing ( seu corpo foi encontrado ao lado de uma maçã mordida):


  1. A primeira foi adotada pela policia: Ele estava cansado de toda repressão que sofria e se suicidou  envenenado por cianeto  .
  2. A mãe de Turing dizia que seu filho nunca desvencilhava trabalho de vida , e era muito descuidado quanto ao seu laboratório . Ela acredita que ele pode ter deixado as maças próximas do cianeto e assim ter se envenenado acidentalmente .
  3. O biografo  Andrew Hodges acredita que Turning fez sua morte parecer ambígua para dar uma negação plausivel para sua mãe e chances para a policia entender o que aconteceu .
  4. Por fim ,Jack Copeland acredita que o envenenamento ocorreu de forma gradual , devido a anos de inalação do produto .
Eu acredito na versão do biografo Hodges , toda essa carga dramática e emocional se encaixa no perfil que é apresentado em todos escritos que li sobre Turning.
Esse homem foi um dos percussores da computação , se hoje temos nossos computadores devemos isso a ele que, com apenas 24 anos ,criou a maquina que funcionava de forma similar ao computador . Entre tantos outras descobertas .
Super recomendo que vocês leiam um pouco sobre esse homem porque ele foi FANTASTICO.
Não contarei mais sobre o filme , só tenho a dizer: ASSISTAM ESSE FILME ELE É MARAVILHOSO!

A onda ♥

O filme se passa em  uma escola  na Alemanha no inicio do ano  quando os alunos precisam escolher qual matéria irão cursar :  Anarquia ou Autocracia .
O professor Reine Wenger é a ovelha excluída . Não se da muito bem com a maioria dos professores . Ele se candidatou a vaga de professor para Anarquia , por ser praticamente perito no assunto , porem , é passado para trás e acaba tendo que assumir a turma de Autocracia.
No primeiro dia de aula ele faz aquelas tipicas perguntas que professores fazem sobre qualquer matéria . O que é ? como funciona? por que ? para que ?  . Ele fica empolgado com as respostas e em poucos minutos propõem um desafio aos alunos .
Eles formariam um governo fascista dentro da sala , todos obedeceriam os comandos do profº Wenger e assim veriam de perto como funciona a Autocracia .
De incio os alunos não levam muita fé , mas logo no fim da aula ja começam a ficar meio diferentes , mais interessados no assunto .
Todos se mostram super animados com as aulas , e o grupo de alunos começam a expandir a brincadeira .
Eles criam algumas regras , a partir daquele momento todos eram iguais e um deveria ajudar o próximo .
Eles criam um uniforme , agora todos deveriam usar uma camisa branca .
Eles criam um nome,  agora eles faziam parte da "Onda" .
Eles criam um cumprimento que deveria ser feito a cada vez que encontrassem alguém do mesmo grupo.
Entre o grupo de amigos que faziam parte da onda tudo estava muito bem , um passou a ajudar o outro , não existiam diferenças e coisas do tipo . Porém , os alunos passaram a ficar obcecados e a se sentirem superiores aos outros alunos que não faziam parte da Onda . Eles começaram a pinchar a cidade , a barrar a entrada dos"Anarquistas" na escola e por ae vai . A "onda" passou a ser a vida deles e eles a defenderiam a qualquer custo.
O filme é MUITO interessante , ele tem um suspense e uma carga dramática muito bem balanceada .
Eu gostei muito da maneira como a historia é contada e o desfecho foi sensacional . Quando a Onda acaba saindo do controle o professor faz os alunos enxergarem o que eles viraram e como estavam fazendo o contrario de tudo que se comprometeram a fazer . Mas é obvio que nem tudo saiu como planejado e  como todo regime autocrata, tudo acabou em tragedia .

Esse experimento realmente aconteceu e foi intitulado "Terceira Onda" . Ele foi feito pelo professor Ron Jones e assim como o filme , ele propôs o experimento aos seus alunos durante uma semana.
O professor Jones realizou esse experimento em 1967 , quando se viu  incapaz de explicar aos seus estudantes como a população alemã poderia ter alegado não saber sobre o extermínio dos judeus, decidiu demonstrar isso a ele. Então ele criou "A terceira onda" que tinha o objetivo de exterminar a democracia por ela visar apenas o bem individual , e tinha como lema : "Força através da disciplina, força através da comunidade, força através da ação, força através do orgulho."
Um documentário chamado Terceira onda: fascismo nas escolas,  foi feito em 2010 que conta mais detalhes sobre a realidade daquela semana de experimento e conta com entrevista dos alunos que participaram dele.
Ao contrario do filme o final do experimento não foi tão dramático assim , apesar de ser similar em alguns aspectos .
Super recomendo esse documentário abaixo que mostra melhor sobre o experimento real .
 

Sniper Americano

[O Siniper mais letal da historia americana]
O filme conta a historia de Chris Kyle , um atirador de elite das forças especiais americana .
Nos Estados Unidos Chris é uma lenda , sendo também considerado o atirador mais letal  da historia militar americana , ele  deu 255 tiros certeiros na guerra Iraquiana (muito , mais MUITO , mais do que qualquer outro já conseguiu) . 
Uma das coisas que mais me impressionaram na historia foi  a mira certeira de Chris , ele deu um  tiro de  1.920m de distancia e acertou o alvo. 
Eu gostei MUITO do filme , apesar de ter me assustado um pouco com o patriotismo dos americanos .
Durante o filmes vemos os dois lados da vida de Chris . O Chris marido  e pai apaixonado e o Chris Lenda .

Uma das coisas que mais me chamaram atenção além da atuação e da historia , foi a realidade com que eles mostraram essa biografia . Vemos como um soldado reage ao voltar para casa , como essa adaptação fora da batalha é difícil e afeta a todos .
Outro fator que tornou o filme mais emocionante, foi a cena do funeral de Chris , sim infelizmente ele morre de forma bem inesperada .Todas as cenas do funeral que aparecem no filme são gravações do funeral do verdadeiro Chris , eu me arrepiei com  todas aquelas cenas . É muito emocionante , a narração mostrando o verdadeiro Chris e todas suas condecorações até o fim de sua vida são emocionantes.
E é nessas cenas finais que vemos como a produção acertou em cheio nas escolhas dos atores , eles até parecem irmãos de tão parecidos.



Eu considero Chris um herói , ele conseguiu proteger a todos que ele amava e defendeu seu pais da guerra de forma mais heroica impossível.
Super recomendo esse filme para quem gosta de ação , e não se importa de ver a verdade nua e crua das guerras.


Bem galerinha por hoje é isso . Ja assistiram algum deles ? Não ?  super indico vocês a assistirem porque ambos alem de muito interessantes contam um pouco da nossa historia e da capacidade humana de se sentir superior ao outro por ser diferente dele .
See ya!

Compartilhe:

16 comentários

  1. Olá!!
    A Onda é muito foda (desculpa o palavrão, mas não tem outra palavra que possa defini-lo), um dos melhores filmes que já vi!
    O Jogo da Imitação é um que eu preciso ver urgentemente, muita gente fala bem dele.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olaa
      Pode falar palavrão que eu nao ligo haha
      Ele é realmente foda ! Assiste o jogo da imitação , ele é sensacional! tu nao vai se arrepender haha
      Beijo

      Excluir
  2. Gente, O Jogo da Imitação é quase um filme obrigatório pra mim. Mas, tive tantos pesadelos e noites sem dormir por conta do Turing, andei protelando.
    A Onda também é muito me indicado.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Jogo da imitação é bem forte. Terminei de assistir e fiquei angustiada com o final de Turing ...
      Assista A onda ele é tao incrível quanto ♥

      Excluir
  3. Não conhecia esses filmes, me interessei por todos eles, parecem ser muito bons!
    Sabe o que me lembrou esse post de fatos reais? os filmes de terror kkkk na hora é tudo muito daora, quando aparece na telinha " Baseado em fatos reais" fico arrependida, passo a noite inteira com aquilo na cabeça rsrs.
    Da uma passadinha lá no meu blog.
    Beijos
    http://palavrass-ao-vento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olaa
      Confere os filmes e conte sua opinião para gente depois ♥
      Molier , se eu te contar que fiquei bem paranoica depois que assisti Invocação do mal e O ritual por causa dessa telinha de``baseados em fatos reais`` kkkkkkkk
      Beijoo

      Excluir
  4. Eu só vi O jogo da imitação e gostei muito, agora vou tentar assistir os outros dois que vc indicou rs, bjus!

    bomhumornaosaidemoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olaa , assiste sim que tenho certeza que você vai gostar ♥
      Beijinhos

      Excluir
  5. O Jogo da Imitação é um de meus filmes favoritos, inclusive, escrevi sobre ele também em meu blog, já faz algum tempo.

    http://ninhodecorvo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serio? Que legal *u*
      o filme é maravilhoso ♥

      Excluir
  6. Ainda não assisti e valeu pela indicação. É sempre bom ouvir a opinião de quem já assistiu e recomenda :)

    Obrigada pela visitinha, seja sempre bem vinda :)

    beijinhos :*
    http://noostillo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa , fico feliz que tenha gostado da dica ♥ Assista qualquer dia desse que provavelmente tu ira gostas :3

      Excluir
  7. Oi Pathy tudo bem? Nossa jogo da imitação é muito bom! Eu sou super fã do Benedict tb kkkk
    Agora ela vai pra telona como Dr. Estranho né! Acho que ele vai mandar bem demais novamente, rs
    Snipper Americano tb é excelente, adorei suas escolhas!
    Beijos!
    André

    Pausa Para Pitacos - TOP COMENTARISTA DE ABRIL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa , meu DEUS Alguem que tambem assisti o Snipper Americano . Esse filme é demais *u* Eu sou BEM suspeita para falar do Benedict porque o cara arrasa em todo papel e mal vejo a hora de o ver em Dr.Estranho .
      Fico lisonjeada por ter gostado das escolhas ♥
      Beijo

      Excluir
  8. Já assisti A Onda na escola e MEUUUU DEUSSS um dos filmes mais intrigantes que já assisti, sabe?

    http://www.16primaverasblog.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olaa
      Eu sei BEM como esse filme consegue mexer com nosso psicológico kkkkkkk''

      Excluir