Por que as pessoas não pensam ?

Esses dias quando assistia o seriado Sherlock me deparei com a seguinte pergunta  "Por que as pessoas não pensam ?"
Fiquei um tempão pensando a respeito, e eis que Sherlock tinha total razão , nós em geral não pensamos direito . Sempre temos uma visão muito fechada das coisas !

Na faculdade estudo uma matéria chamada sociologia urbana , na primeira aula minha professora fez uma dinâmica com a turma .
 Ela supos que estivesse com uma xícara  com cafe na mão e nos perguntou : " O que vocês veem ?"
A resposta  foi unanime e obvia , ela tinha uma xícara com cafe quente nas mãos . Porem aquela xícara nao era apenas uma xícara , aquele cafe nao era apenas um cafe .
Naquele dia aprendemos sobre o olhar sociológico  que nada mais é do que olhar além do que as coisas realmente são . Demorou uma aula inteira pensando para começarmos a perceber que alem daquela xícara de cafe existia todo um trabalho que o levou as prateleiras e que o fez chegar na nossa xícara , envolvia dinheiro ,  envolvia economia ,  envolvia interação entre pessoas , o cafe tem todo um simbolo histórico para nosso pais  , o cafe também é uma droga já que ele costuma viciar as pessoas (eu que o diga kkk ) , entre tantas outras coisas .
Perceberam como uma simples xícara de cafe contem tantas coisas por trás  ?
perceberam que normalmente nunca nos prendemos a essas questões ?
Temos uma ferramenta incrível ,chamada cérebro, e nao usamos nem metade do seu potencial ! Não nos preocupamos em pensar alem do que as coisas realmente são , nos alienamos as verdades que nos impõe e deixamos por isso mesmo .
Todos poderíamos ser gênios se olhássemos direito para cada coisa que compõem nosso dia e o nosso redor , já pararam para pensar em como isso  seria maravilhoso  ? seria perfeito em todos aspectos !
Desde aquela aula não parei de ver alem das coisas que me cercam e estou a cada dia mais chocada com o tanto de detalhes que eu deixava passar .. simplesmente olhava e aceitava . Hoje eu procuro olhar e questionar , ir alem , ir alem do alem .. e olha ja me sinto  uma Sherlock Holmes da vida kkkk'
E vocês, já pararam para pensar nos detalhes ao seu redor? pararam para pensar alem das coisas como elas realmente são ? já pararam para pensar mais alem do por quês da vida ?
Hoje  eu resolvi vir aqui apenas para trazer essa pergunta : Por que as pessoas não pensam ?
Respondam para mim que eu vou amar ler e ver o ponto de vista de cada um(a) de vocês .
Ate a próxima ♥

Compartilhe:

2 comentários

  1. Eu acho que as pessoas não pensam por pura preguiça hahaha
    tipo, eu gostei muito do que a sua professora disse sério, eu ia amar estar nessa aula. Mas de vez em quando eu sempre me pego pensando nessas coisas, tipo tudo que acontece tem um motivo e uma razão, então em partes, esse é um conselho para um momento ruim. Se as pessoas parassem para analisar diversos fatores e situações, com certeza elas conseguiriam pensar de um jeito diferente.
    Eu não falei nada com nada hahah mas é o jeito que eu enxergo as coisas, sei lá, acho que eu conseguiria ser uma ótima professora de filosofia haha

    Beijos,
    rodoviadezenove.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi o que você quis dizer , e penso de forma igual , tudo seria muito mais facil se fosse olhado através do que realmente é . Voce poderia tentar carreira como prof de filosofia vai que da certo kkkkkkk'
      Obrigada pela sua visita e por deixar sua opinião ♥
      Beijo , volte sempre

      Excluir