"É tão linda só falta arrumar o cabelo "

oOI galera tudo bem com vocês? comigo esta tudo ótimo graças a Deus .
Eu estava sentindo uma necessidade  de escrever um texto sobre  cabelo  , mas  eu quero um texto que passe a ideia de um bate papo   porque eu sei que muitas meninas já passaram por isso  e é algo que realmente é muito chato .
 Desde de pequena me fizeram acreditar que o cabelo liso  era bom , o cabelo crespo era ruim  e o cacheado era um tipo de meio termo , acho que muitas de vocês também passaram por isso em algum momento da vida.
Quando perdi meu cabelão liso e ganhei uma parte do cabelo com a textura crespa , comecei a ouvir muitos comentários do tipo: "cabelo de vassoura'', "cabelo de bombril" ,"cabelo ruim " ,"cabelo duro " entre outros  que me fizeram criar raiva do meu cabelo e realmente acreditar que meu cabelo era ruim .
Depois de anos usando químicas e mais químicas eu entrei em transição capilar (já estou na reta final graças a Deus ) e parei para pensar , afinal o que é um cabelo bom ?
Segundo muitas pessoas , o cabelo bom é  liso , sedoso ,brilhoso ,comprido  e sem nenhum frizz .
Porque para ser bom meu cabelo tem que ser assim ? Serio , não entendo ...
Um cabelo bom deve ser saudável , hidratado  , independente de ser liso /crespo /cacheado , e mesmo tendo um cabelo assim bem cuidado muitas pessoas ainda dizem que nosso cabelo é ruim , ou que é algo que temos que arrumar como se nosso cabelo fosse estragado .
Ruim ?
O meu  cabelo  ,o seu cabelo ,  o nosso cabelo não é ruim apenas por não entrar nesses parâmetros que as pessoas impõem .
Ruim é o preconceito ,ruim é a falta de respeito ,ruim é se intrometer na vontade do outro de ser livre e lhe ditar como deve ou não ser e / ou parecer .
Mesmo sem estar com meu cabelo 100% sem química eu ouço muitos comentários maldosos nas ruas .
Esses dias um homem teve a cara de pau de  me dizer :" É tão linda só falta arrumar o cabelo"  , vocês não tem noção do ódio que eu senti , eu não tenho um cabelo pra agradar alguém além de mim mesma , eu tenho que gostar , o cabelo esta na minha cabeça porque raios alguém acha que tem o direito de chegar e dizer que eu DEVO ARRUMAR o MEU cabelo ? ou dizer que devo ALISAR meu cabelo porque É MAIS BONITO? ou ainda que MEU cabelo É RUIM ?

Se naquele dia eu tivesse  do nada chegado naquele moço e dito que o cabelo dele era ruim que ele devia encrespar como ele se sentiria?
Como seria a reação dessas pessoas que apontam mil e um defeitos no cabelo crespo ou cacheado se nos chegássemos e disséssemos ;" Nossa que cabelo escorrido , que tal dar um volume ae ?" , "Nossa  , não esta liso de mais não ? porque você não faz um permanente afro  ?" ," Nossa seu cabelo parece um espaguete de tão liso ?" , sera que enfim elas entenderiam o quão invasivo é se intrometer no cabelo alheio ?
Depois de tanto tempo renegando meu cabelo eu aprendi a ama-lo da maneira que ele é , pra mim ele é só um cabelo normal  , não acho que deveria  ter tantas categorias para cabelo , afinal mesmo sendo crespo , cacheado e liso    continua sendo  cabelo  .
Seria tao fácil se todos aceitassem  que no fim das contas o cabelo é igual mesmo tendo formas diferentes ... assim como nosso corpo que pode ser  magro ,gordo ,malhado  mas no fim  continua tendo a mesma estrutura.
Bem meninas o post de hoje foi uma forma de desabafo com algo que estava um pouco entalado na garganta ha algum tempo  , espero que vocês entendam a mensagem que eu tentei passar  ..
e para finalizar vou deixar aqui um vídeo do Emicida que passa uma mensagem que eu gosto muito .


"Tendo um cabelo tão bom, cheio de cacho em movimento, cheio de armação, emaranhado, crespura e bom comportamento, grito bem alto, sim? Qual foi o idiota que concluiu que meu cabelo é ruim? qual foi o otário equivocado que decidiu estar errado o meu cabelo enrolado? ruim pra quê? ruim pra quem?

Infeliz do povo que não sabe de onde vem

Pequeno é o povo que não se ama, o povo que tem na grandeza da mistura o preto, o índio, o branco, a farra das culturas

Pobre do povo que, sem estrutura, acaba crendo na loucura de ter que ser outro para ser alguém"
Espero que tenham gostado do post  e que tenham um ótimo final de semana mil beijos até semana que vem ♥.

Compartilhe:

6 comentários

  1. Muitas verdades. E muitas delas que as pessoas que alisam o cabelo não conseguem aceitar. A ideia de que não é livre machuca as pessoas e elas acabam pecando não pelo racismo, mas pelo fato de que se sentem muito pressionadas e descontam nas pessoas que elas adorariam ser.
    xoxo, Regina Kadov
    http://femfizeumesma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente é assim como você disse , muitas meninas preferem se esconder atras da química e julgar as" cacheadas assumidas" por ter medo do que os outros vão pensar caso ela assuma o cabelo que tem .
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Eu amava quando tinha cabelo cacheado, serio apesar de todo trabalho... Não lembro bem o que ouve mais meu cabelo começou a ficar cada vez mais liso e hoje nem tem mais jeito é super liso eu ate tento fazer babyliss mas não adianta
    http://descrevendonuvens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu caso foi ao contrario kkkkk' eu tinha o cabelo beeem liso e depois de uma doença que tive ele nasceu meio crespo e cacheado em algumas partes .

      Excluir
  4. Já passei por isso, nasci com o cabelo bem cacheado mesmo e quando pequena nem ligava, depois passei a odiar. Depois de várias brigas com meu cabelo percebi que o importante é um cabelo hidratado, sem ponta dupla, e bonito sendo liso, cacheado, ondulado etc.
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  5. Te entendo muito bem , obrigada pela visita ♥

    ResponderExcluir