Extraordinário | Leitura da vez |

Esse livro chegou aqui em casa não tem nem uma semana e  fiquei super  agoniada pra ler ele logo .
Já havia lido resenhas maravilhosas sobre ele  que só alimentavam essa vontade de le-lo e
por fim ,decidi  abandonar  os outros acumulados e ler ele primeiro, e  eu não me arrependi nem um pouco esse livro como o nome sugere é totalmente Extraordinário .
.
“Médicos vieram de cidades distantes , só para me ver, parados ao lado da minha cama sem acreditar. Dizem que só posso ser uma das maravilhas da Criação, e até onde veem não conseguem explicar.” 
Extraordinário narra a historia de August Pullman  um garoto de 10 anos de idade que sofre de uma rara síndrome chamada disostose bucomaxilofacial  que fez com que seu rosto nascesse  deformado .
Auggie , como é chamado , passou por varias cirurgias em seu rosto ao longo de sua vida , e desde de muito pequeno era totalmente desenganado pelos médicos que diziam que ele não sobreviveria muito tempo por conta da síndrome .


Por conta de sua aparência e pelos inúmeros procedimentos cirúrgicos ao qual foi exposto auggie nunca foi a escola , sempre viveu em sua área de conforto com sua mãe lhe dando aulas em casa.
Até que um dia , quando tinha 10 anos , sua mãe lhe fez a proposta de estudar em uma escola .
De cara auggie nega, mas depois de muita luta  e de uma visita na escola , o garoto decide encarar o 5º ano em uma escola .
"O universo não foi legal com auggie Pullman . o que aquele garotinho fez para merecer essa sentença?o que os pais dele fizeram ? ou a Olivia? Uma vez  ela(Olivia ) , mencionou que um medico disse aos pais delas que a probabilidade de alguém ter a combinação de síndromes que resultou o rosto de auggie  é de uma em quatro milhões. então isso não faz do universo uma loteria gigantesca ? você compra o bilhete quando nasce . e é só um acaso ter um bilhete bom ou ruim. é questão de sorte."
Assim que auggie começa a estudar na escola dois assuntos   muito importante são tratados Primeiro: o preconceito , que desde de sempre Auggie sofre por conta da aparência do seu rosto  .
E em Segundo : o Bullying  enfrentado por ele , já que as pessoas tinha medo , nojo e aversão ao seu rosto .
"Mamãe e papai também não me acham comum. Eles me acham extraordinário. Talvez a única pessoa no mundo que percebe o quanto sou comum seja eu."
Durante o livro vários personagens próximos de Auggie narram um pouco da historia   de como conheceram  ele e de como se tornaram próximos a ele.
Nesses capítulos nós conhecemos e nos aproximamos dos personagens que são tao importantes na vida do garoto . Eles são : Olivia  (irma do august ) , seu namorado Justin , Miranda amiga de via ,Jack e Summer amigos de escola .
E tem a Daisy, que é a cadelinha do garoto , as narrações que envolvem a cadela ao longo do livro são muito comoventes  , porque ela é a unica que  enxerga auggie como uma pessoa comum.
Esse livro faz você refletir como os padrões de beleza pode nos afastar de alguém  que tem muito mais a oferecer do que um rosto bonito .
“Sei que não sou um garoto normal de dez anos comum. Quer dizer, é claro que faço coisas comuns. (...) Essas coisas me fazem ser comum. Por dentro. Mas sei que crianças comuns não fazem outras crianças comuns saírem correndo e gritando do parquinho. Sei que os outros não ficam encarando as crianças comuns aonde quer que elas vão.”
Quando Auggie começa a frequentar a escola, as pessoas que estão ao seu redor não conseguem disfarçar a surpresa e aversão ao seu rosto e  durante  o ano letivo ate criaram uma "lenda" , que dizia que quem encostasse no garoto pegaria a mesma praga que ele tem e ficaria deformado também.
Porém , apos alguns acontecimentos em um retiro ecológico todas as crianças de sua escola começam a enxergar august como ele verdadeiramente é , um garoto  normal.
Esse foi um dos melhores livros que eu já li , eu simplesmente amei toda a historia e a forma como tudo acontece , august continua com seu rosto "deformado" e mesmo assim consegue ser aceito , não por sua beleza, ou falta dela no caso , mas pelo seu carisma .
Eu me emocionei muito com o livro  achei brilhante  tudo que acontece e como pode ser tão atual essa historia em nosso cotidiano .
Eu vou terminar por aqui se não vou colocar spoilers no meio disso tudo kkkkkkk' mas super recomendo esse livro , ele é  simplesmente EXTRAORDINÁRIO. 
"O ponto de vista de uma criança que , ciente de sua estranheza e de seu deslocamento no mundo , cria um manifesto em favor da gentileza.""
"Não julgue um livro  menino pela  capa cara."

Muás.

Compartilhe:

8 comentários

  1. Ouço maravilhas sobre ele e tenho muita vontade de ler!
    Beijo!

    Sobre Makes e Balanças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é sem duvida alguma um livro maravilhoso *-*

      Excluir
  2. Já faz um tempinho que morro de vontade de ler esse livro, depois desse post minha vontade só aumentou.
    Beijos. ♥
    Infinita Feminice

    ResponderExcluir
  3. Eu to louca atrás desse livro! Eu não gosto de ler, mas fui em todas as livrarias aqui atrás e não consegui. Uó!!! Odiei. To mto querendo!!! Vou ver se compro online.

    Estou seguindo seu blog! Te convido a conhecer o meu, e se gostar, siga também!
    http://dentrodamochila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele e muito perfeito , a leitura vale muito a pena :3
      Ja seguia o teu blog , fico muito feliz que tu esteja fazendo parte do meu , muito obrigada :)

      Excluir
  4. Nunca li esse livro, depois do seu post fiquei muito curiosa *-*
    Beijos e muito sucesso <3
    www.universodasmulheres.com
    Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é um livro maravilhoso ><
      Muito obrigada , e sucesso pra você também ♥

      Excluir